Estética e Bem-Estar

Você pode equilibrar sua saúde!

Postado em:
23/4/2019

E se você descobrisse que sua saúde depende de fatores conhecidos para se equilibrar? Da nutrição ao sono reparador, da desintoxicação ao equilíbrio de neurotransmissores, sua saúde depende de fatores complexos, porém conhecidos.

Para a medicina ortomolecular as doenças podem ser curadas pela restauração no nível
molecular. Isso depende dos níveis ideais de substâncias, como vitaminas e minerais, presentes no organismo. O equilíbrio físico e até mesmo mental obedecem essa relação. Este é um paradigma que sustenta toda a prática da terapêutica ortomolecular e vamos apresentar agora mais detalhes sobre os pilares da terapia.

Saber mais sobre quais são as diretrizes e fundamentos do que aplicamos no dia-a-dia com nossos pacientes pode ajudar as pessoas a identificarem situações nas quais poderiam contar com nossas soluções e ainda não sabiam. Conhecer e respeitar o corpo são as diretrizes do trabalho com a terapia ortomolecular injetável. E a prática dos tratamentos se baseia nos seguintes princípios:


• COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

Radicais livres são espécies reativas de oxigênio que podem causar um processo bio-oxidativo excessivo. Isso leva o corpo a um estresse oxidativo, já que nosso corpo produz esses radicais o tempo todo. Isso pode causar ou agravar doenças crônicas. Por isso, para a medicina ortomolecular este é um objetivo a se perseguir, mas sem perder o foco em todo o contexto no qual este processo se desenrola.

• ELIMINAÇÃO DE TOXINAS

A promoção da saúde no nível do corpo tem um primeiro parâmetro que é a saúde das células. E promover a desintoxicação do organismo no nível celular e extracelular é eliminar dos processos bioquímicos componentes e substâncias estranhas e prejudiciais, conhecidas como toxinas. Algumas dessas toxinas às quais estamos expostos diariamente são metais, solventes, agrotóxicos, conservantes, corantes, toxinas de fungos, bactérias, entre outras. Com a eliminação das toxinas é possível aumentar a imunidade do corpo.

• MODULAÇÃO DA IMUNIDADE

Tratamento do sistema imunológico é um dos mais importantes pilares da terapia ortomolecular injetável. É a partir do restabelecimento da imunidade que se promove o equilíbrio da saúde. O equilíbrio da imunidade é importante, pois doenças autoimunes, por exemplo, são consequência de uma defesa imunológica exacerbada. Já quando a imunidade está deficiente, a pessoa adoece com muito mais frequência, e fica mais propensa a doenças como o câncer.

• MODULAÇÃO DA INFLAMAÇÃO

Cuidar do equilíbrio do sistema fisiológico está relacionado com modular a inflamação crônica. Este processo está diretamente ligado a processos como a inflamação intestinal, o sobrepeso, o acúmulo de gordura abdominal e visceral e o entupimento dos vasos e artérias, o que aumenta o risco cardiovascular. Para isso, a correção da nutrição é essencial!

• NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Estabelecer o equilíbrio da saúde começa por corrigir a nutrição. Todo tratamento ortomolecular injetável parte de uma nutrição individualizada, incluindo nutrientes essenciais ou deficientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos

graxos essenciais) que farão a nutrição da pessoa no nível celular. A partir de um diagnóstico detalhado, é possível também determinar quais alimentos são prejudiciais a cada tipo de organismo e eliminá-los ou reduzi-los da dieta.

• EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

A promoção da saúde depende do equilíbrio da saúde do intestino.  O corpo precisa sempre reduzir a inflamação intestinal, além de manter o equilíbrio entre as bactérias

saudáveis e as nocivas. O uso indiscriminado de antibióticos ou uma nutrição deficiente podem ser fatores de desequilíbrio da flora intestinal.

• EQUILÍBRIO HORMONAL

A função bioquímica dos hormônios é dar comandos ao funcionamento do corpo. Por mais que sejam compostos muitas vezes produzidos naturalmente, é possível e necessário modular a quantidade deles no corpo. Portanto, mesmo o excesso ou a falta de hormônios são danosos à saúde e ao bem-estar. A partir do tratamento, o paciente terá a possibilidade de contribuir ativamente para o equilíbrio seu hormonal.

• EQUILÍBRIO DE NEUROTRANSMISSORES

Por mais que os neurotransmissores sejam também hormônios, estes ganham um item de destaque, já que são hormônios que atuam no nosso cérebro. Eles têm muita ligação com desequilíbrios emocionais como ansiedade e angústia, mas também com a alegria e qualquer outra oscilação do humor. O equilíbrio dos neurotransmissores é fundamental para a saúde mental e decorrentes distúrbios causados por desequilíbrios emocionais.

• MODULAÇÃO DO ESTRESSE E DO SONO

O ritmo do corpo tem tanto movimentos quanto pausas. Um sono reparador é fundamental para o equilíbrio do organismo como um todo. Tanto o desgaste pelo movimento excessivo conhecido como estresse, quanto a falta de pausa, com a privação do sono, são nocivos para a saúde. No nível celular, esses fatores podem prejudicar inclusive a eliminação de toxinas do organismo, e o processo de renovação celular.

O tratamento ortomolecular injetável usa de compostos conhecidos como ativos ortomoleculares (esses serão detalhados em outro texto!) para, a partir de um diagnóstico pormenorizado, atuar em um ou mais processes como os descritos acima para restabelecer o equilíbrio do corpo e da saúde.

Posts em Destaque