Estética e Bem-Estar

Saúde mental é essencial! Conheça a campanha Janeiro Branco

Postado em:
28/1/2021

O mês de janeiro foi escolhido, por ser o primeiro mês do ano, onde as pessoas têm tendência a pensarem mais em suas vidas, suas emoções, existência e suas relações sociais. É um período de muito planejamento e desejo de escrever uma nova história de vida.

Quando falamos em saúde mental, percebemos que ainda há muitos preconceitos sobre o assunto, pois falar em transtornos da psique, para muitos está associado à loucura ou frescura. Além disso, muitas pessoas têm medo de falar sobre seus sentimentos e angústias. Assim como nosso corpo adoece fisicamente, o mesmo pode acontecer com a nossa mente. Para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, criou-se a campanha Janeiro Branco.

O que ocorre para que a mente adoeça?

Vivemos em um mundo frenético, onde mudanças ocorrem rapidamente e precisamos estar aptos a nos adaptarmos a diversas situações diferentes em prazos curtos. Empenhados em acompanhar esse ritmo, oferecendo às situações o melhor de nós, frequentemente ficamos sobrecarregados mentalmente. Problemas afetivos, familiares, estresse no trabalho, violação de direitos, estilo de vida não saudável, carga genética, entre outros fatores, podem facilmente desencadear problemas relacionados a nossa saúde mental.

Os sintomas de que algo não vai bem, costumam se apresentar primeiramente de forma física. Quando a nossa saúde mental está comprometida, o nosso corpo emite sinais, que podem se apresentar como dores de cabeça, insônia, problemas estomacais, falta de concentração, dor no peito, aumento de apetite, e outros vários sintomas físicos.

Na maioria das vezes, exames médicos físicos não conseguem identificar em nosso corpo a origem das queixas, pois os problemas ocorrem devido ao sofrimento da mente, que precisa ser identificado. A boa notícia é que existe tratamento e solução para a maioria das doenças mentais.

Dito isso, listamos as doenças mentais mais comuns nos tempos atuais:

• Transtorno bipolar;

• Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);

• Distúrbios alimentares;

• Transtornos de ansiedade;

• Esquizofrenia;

• Somatização;

• Problemas dermatológicos;

• Doenças cardiovasculares.

Como as doenças da mente podem ser tratadas?

O tratamento para as doenças mentais pode ser feito de diversas maneiras, desde hábitos que as pessoas podem adquirir por conta própria, acompanhamento com psicólogos, até tratamentos medicamentosos com médicos especialistas. Acompanhe a seguir algumas maneiras de contornar os transtornos psíquicos:

No dia a dia:

• Pratique o autocuidado;

• Estabeleça uma alimentação saudável;

• Pratique exercícios físicos;

• Mantenha-se ativo e exercite seu cérebro com novas atividades que lhe proporcionem prazer;

• Relaxe, sorria, abrace.

Auxílio psicológico/psiquiátrico:

• Terapia comportamental, cognitiva e interpessoal;

• Psicanálise;

• Psicoterapia psicodinâmica;

• Psicoterapia de apoio;

• Psiquiatria: em alguns casos, o médico psiquiatra deve ser acionado. Este profissional costuma apostar em medicamentos da classe dos psicoativos para controlar, ou reverter os efeitos negativos provocados pelos desajustes cerebrais típicos do desequilíbrio mental. Principalmente para evitar agravos clínicos que podem evoluir para emergência psiquiátrica. Os pacientes devem procurar estes profissionais quando julgarem necessário, sem medos ou vergonhas.

Tratamento ortomolecular

Alternativo ao tratamento tradicional com medicação da medicina convencional, o tratamento para doenças mentais com terapia ortomolecular é uma alternativa viável e segura para lidar com esse tipo de doença. Equilibrar os nutrientes do corpo e fazer uma desintoxicação daqueles elementos que fazem mal ao corpo humano é a proposta do tratamento ortomolecular, que atua significativamente no organismo dos pacientes, atenuando e eliminando sintomas de doenças psicológicas.

Ozonioterapia

A ozonioterapia promove controle do excesso de radicais livres, melhora da circulação sanguínea, aumenta a oxigenação dos tecidos, diminui as dores do corpo e reduz a fadiga generalizada e o crescimento da produção de serotonina no organismo, melhorando a autoestima e o humor. Sendo assim, o tratamento com ozonioterapia atuará na complementação das tradicionais terapias, promovendo a melhora dos sintomas causados por desordem mental. Uma alternativa eficaz e pouco invasiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com transtornos psicológicos.

O fato é que as doenças mentais não podem ser ignoradas e tratadas com desprezo. Diante das inúmeras alternativas que encontramos para tratar estes transtornos, não podemos mais admitir que pessoas sofram em função destas doenças.

A QuantumLife está atenta às necessidades do mundo no que diz respeito a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, trabalhamos constantemente em melhorias de nossos produtos, para que todos tenham a possibilidade de desfrutar do melhor que a vida pode oferecer.

Sendo assim, convidamos você a conhecer nossos serviços e fazer uma consulta inicial de forma gratuita. Será um prazer participar do seu processo de busca pela qualidade de vida. Clique aqui e confira!

Posts em Destaque