Medicina Integrativa

Saiba mais sobre intolerância alimentar

Postado em:
5/4/2021

Diferente das alergias alimentares, que aparecem nos pacientes quando eles ainda são muito novos, a intolerância pode surgir a qualquer momento da vida e se torna mais frequente à medida que o tempo passa.

Ao longo da vida, o processo de digestão se torna mais lento e a produção de enzimas utilizadas na decomposição de alimentos diminui. Sendo assim, nosso organismo tem dificuldade em absorver alguns nutrientes e retém substâncias que ficam acumuladas no estômago.

É o excesso dessas substâncias que se manifesta como intolerância alimentar, causando náuseas, cólicas, dores de cabeça, diarreia, aftas, problemas de pele, fadiga e muitos outros sintomas desconfortáveis.

Quer entender de maneira fácil o assunto? Preparamos um vídeo especial com a Doutora Bruna Fabretti, nutricionista do grupo Quantum. Basta clicar no botão abaixo e conferir!

Sintomas muito comuns da intolerância alimentar

1 - Inchaço e dores abdominais

Como o organismo perde a capacidade de digerir os alimentos, inchaço e dores abdominais são extremamente comuns nos pacientes intolerantes. A fermentação dos alimentos e acúmulo de gases são os responsáveis pelos sintomas e costumam aparecer logo após a ingestão.

2 - Prurido ou manchas na pele

Quando o trato intestinal está inflamado, a pele reage, pois o intestino tem tudo a ver com a saúde dela. Em resposta à inflamação, a pele pode sinalizar que há algo errado, apresentando vermelhidão, prurido e coceira.

3 - Náuseas e azia

Sintomas comuns para quem sofre de refluxo e gastrite, náuseas e azia ocorrem quando os ácidos do estômago sobem até o esôfago. O sintoma também é comum nos casos de intolerância e ocorre em função da má digestão dos alimentos.

Diagnóstico e tratamento

Para identificar quais alimentos causam as intolerâncias é possível realizar a testagem de pacientes e identificar os agentes causadores dos desconfortos. Cada indivíduo reage de forma diferente e as causas podem ser muito específicas. Na QuantumLife, nós testamos mais de 200 fatores que podem causar esse problema e, com a ajuda de profissionais, montamos tratamentos individualizados para cada paciente.

O tratamento consiste em reequilibrar o organismo do indivíduo, fazendo a retirada provisória dos alimentos causadores de intolerância e aos poucos, conforme o sistema imunológico se recupera, pode haver a reintrodução deles, conforme a evolução do paciente.

A ajuda de um profissional capacitado é indispensável para realizar tratamentos eficazes e específicos para cada paciente. Isto vai ajudar muito na recuperação, proporcionando a melhora mais rápida do paciente e o aumento significativo da qualidade de vida.

A QuantumLife se dedica a estudar o organismo de cada indivíduo como único e encontrar terapias adequadas para suprir as necessidades do mesmo. Através das terapias ortomoleculares e ozonioterapia, entregamos qualidade de vida e plenitude aos nossos pacientes.

Se você está em busca de uma vida mais saudável, clique aqui, entre em contato conosco e agende sua consulta inicial.

E se você é da região de São Paulo, conheça a QuantumHome! Oferecemos tratamentos de ozonioterapia no local que você preferir. Possuímos equipamentos de alta tecnologia e profissionais extremamente capacitados que levam o atendimento até você.

Ficou interessado? Clique aqui e confira!

Posts em Destaque