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Superalimentos: OVO

Postado em:
17/12/2018

Conheça alguns benefícios que o ovo pode trazer à sua saúde.

O ovo é conhecido como um superalimento por ser muito nutritivo além de ser rico em antioxidantes. Os ovos também são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e boas gorduras. Eles contém quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, como o cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e muito mais, vale a pena ressaltar que grande parte dos nutrientes estão contidos na gema, portanto, não descarte a gema. Os ovos são ricos em COLINA um nutriente do complexo B, necessário para vários processos no organismo, um baixo consumo de colina é relacionado a doenças do figado, cardiovasculares e distúrbios neurológicos, os ovos e o figado de boi são uma ótima fonte de colina. Vale lembrar que nem todos os ovos são iguais, galinhas criadas em fabricas e alimentadas com grãos alteram a composição final dos nutrientes dos ovos, se possível opte pelos ovos orgânicos!

Acompanhe 6 excelentes motivos para consumir ovo de acordo com dr Juliano Pimentel:

1. Super Nutritivo

Um dos principais benefícios do ovo inclui o seu incrível poder nutritivo.

Os ovos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, boas gorduras e vários outros nutrientes menos conhecidos.

Um ovo grande contém:

  • Vitamina B12;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B5;
  • Selênio.

Eles também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e muitos mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos.

É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.


2. Saúde Cardiovascular

Algumas pessoas têm medo de comer ovo, devido medo do excesso de colesterol. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol. No entanto, mesmo que um alimento contenha colesterol, não significa que vá aumentar o mau colesterol no sangue.

O fígado produz colesterol todos os dias. Se você comer alimentos que contenham colesterol, então o seu fígado vai produz menos. Se você não consome colesterol na alimentação, a tendência é que o seu fígado produza mais dessa substância. Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol.

Os ovos tendem a aumentar o colesterol HDL (o “bom”) e tendem diminuir o colesterol LDL (o “mau”) para um grande subtipo que não está associado aos riscos de doença cardíaca. Um estudo descobriu que 3 ovos inteiros por dia reduziram a resistência à insulina, aumentaram o HDL e diminuíram o tamanho das partículas de LDL em homens e mulheres com síndrome metabólica.

Vários estudos internacionais examinaram os efeitos do consumo de ovos; envolvendo o risco de doença cardiovascular e não encontraram associação entre os dois.

3. Ovos São Ricos Em Colina

A colina é um nutriente menos conhecido, mas que é frequentemente agrupado entre as vitaminas do complexo B. Trata-se de um nutriente essencial para a saúde humana, e necessário para vários processos no organismo. Um baixo consumo de colina é relacionado à doenças do fígado, doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos.

As melhores fontes de colina na dieta são gema a ovo e fígado de boi.

4. Proteínas

Um dos benefícios do ovo é ele ser rico em proteínas. As proteínas são os principais blocos de construção do corpo, e servem tanto para fins estruturais e funcionais. A proteína também auxilia na perda de peso e ganho de massa. Elas consistem em aminoácidos que estão ligados entre si.

Existem cerca de 21 aminoácidos que o corpo usa para construir suas proteínas. O corpo não pode produzir 9 destes aminoácidos, que são considerados como “essenciais” e devem ser obtidos a partir da dieta. A qualidade de uma fonte de proteína é determinada pelas suas quantidades relativas desses aminoácidos essenciais.

Uma fonte de proteína que contém todos eles nas proporções certas, é uma boa fonte de proteína. Os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta.

5. Ricos Em Luteína E Zeaxantina

Existem dois antioxidantes nos ovos, que podem ter poderosos efeitos protetores para a saúde ocular. Eles são chamados de luteína e zeaxantina, ambos encontrados na gema.

Tendem a acumular-se na retina, a parte sensorial do olho. Estes antioxidantes reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, que estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos

6. Low Carb E Auxilia Na Perda De Peso

Outros benefícios do ovo envolvem o controle do peso corporal, eles são low carb e ainda ajudam no emagrecimento saudável.

Ovos contêm poucos carboidratos, ou seja, são considerados Low carb, mas possuem muita proteína e gordura. Por isso, eles contribuem muito para a saciedade.Por esta razão, não é surpreendente ver estudos onde comer ovos para o café da manhã leva à perda de gordura.

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