Medicina Integrativa

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Postado em:
23/3/2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o responsável por fazer com que milhares de brasileiros estudem por um longo período de tempo. Afinal, em todas as suas edições, o tema escolhido para a redação gera muitos debates.

No ENEM realizado no início de 2021, devido à pandemia, o tema proposto foi o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

Além do assunto que rodeou a prova realizada no primeiro mês do ano, em janeiro também entra em cena a campanha Janeiro Branco, responsável por abordar a importância de cuidarmos da nossa saúde mental.

Diante de tais importantes fatores, a QuantumLife decidiu aproveitar o momento para falar um pouco mais sobre a necessidade de ter corpo, mente e alma saudáveis e em equilíbrio.

Casos de problemas com saúde mental: dados preocupam

De acordo com dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão, doença associada à saúde mental com mais incidência no país.

O número fica acima da média mundial (4,4%) e representa cerca de 12 milhões de pessoas que sofrem da doença no Brasil.

Em 2020, com a pandemia e o isolamento social que nos fez ficarmos ainda mais dentro de nossas casas, isso cresceu. Uma pesquisa intitulada “ConVid Comportamentos”, realizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, em parceria com a Fiocruz, apontou que em torno de 40% dos cerca de 5 mil brasileiros entrevistados sentiu tristeza ou depressão durante a quarentena.

Segundo o estudo, outros fatores também aumentaram: o sedentarismo se elevou em grandes proporções, assim como o consumo de cigarro e bebidas alcóolicas.

Os maiores impactos na saúde mental foram causados em mulheres, adultos abaixo dos 30 anos e pessoas com antecedentes de depressão.

Busque ajuda

Você sabia que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ocorre pela falta de entendimento de grande parcela da população acerca dos perigos reais de uma saúde mental debilitada?

Por isso, busque ajuda profissional e qualificada. Além disso, outra forma de conscientizar-se e ajudar as demais pessoas é incluir o tema em rodas de conversas ou em redes sociais.

Contribua com a saúde de todos: dissemine informações verídicas e fatos sobre a saúde mental, alerte sobre a importância de estar sempre em equilíbrio com o corpo e a mente para uma vida saudável.

A QuantumLife está aqui para você

Na QuantumLife, oferecemos diversas terapias que, combinadas com hábitos de vida saudáveis, vão proporcionar maior harmonia entre corpo, mente e alma.

Acreditamos que cada pessoa é única e, por isso, possuímos planos de acompanhamento personalizados e individualizados, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Entre em contato conosco clicando aqui e agende a sua consulta inicial gratuita. Atendemos também de forma online para todo o Brasil.

Posts em Destaque