Medicina Integrativa

Fevereiro Roxo: você conhece esta campanha?

Postado em:
9/3/2021

Você já deve ter percebido que os meses do ano estão recebendo campanhas associadas a eles, não é mesmo? O Fevereiro Roxo foi escolhido para alertar a população sobre a necessidade de estar atento aos sintomas iniciais de algumas doenças crônicas. Alzheimer, lúpus e fibromialgia, doenças cruéis, sem cura e que infelizmente a maioria das pessoas tem um conhecido acometido por elas.

Conhecer sintomas dessas doenças e procurar auxílio precoce quando desconfiar de alguma delas pode ser benéfico e eficiente para o paciente, tendo em vista que iniciará o tratamento ainda no começo da aparição de sintomas.

Entenda cada uma das doenças:

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, é a maior causa de demência entre os idosos e afeta mais mulheres do que homens. Pode aparecer de forma precoce a partir dos 40 anos de idade.

As causas do Alzheimer ainda não são claras, mas alguns fatores foram identificados como de risco para o desenvolvimento da doença, sendo o principal fator, a genética, responsável por aproximadamente 70% do risco, além de fatores como depressão, sedentarismo, falta de exercício físico, alimentação pobre em nutrientes e outros.

Sintomas

Os principais sintomas do Alzheimer são a perda de memória e a confusão mental, mas sintomas cognitivos como declínio mental, dificuldade em pensar e compreender, confusão durante a noite, desorientação, esquecimento, dificuldade de concentração, perda de memória recente, são comuns já no início da doença.

Tratamento

O Alzheimer não tem cura, mas existem alguns medicamentos que estabilizam a doença e podem retardar o seu desenvolvimento em até cinco anos ou mais. Assim, o paciente e seus familiares podem ter algum alívio e maior qualidade de vida.

• Lúpus eritematoso sistêmico

O Lúpus (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões, causando a inflamação destes. De acordo com estudos científicos, o Lúpus pode se desencadear devido a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados.

Sintomas

Podem ser considerados sintomas: fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre, apresentados em crises, por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.

Tratamento

Embora não haja cura para o Lúpus, os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises. Isso começa com modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol. Outras medidas de controle da doença incluem medicamentos, como anti-inflamatórios e esteroides.

• Fibromialgia

A fibromialgia é de difícil diagnóstico e pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Sintomas

Mais comum em mulheres jovens ou de meia idade, a doença é caracterizada pela dor crônica no corpo. A fibromialgia também apresenta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) além de alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Tratamentos

O tratamento dos sintomas da fibromialgia geralmente não melhora com o uso de analgésicos simples ou anti-inflamatórios. Os medicamentos utilizados e que demonstram efetividade no tratamento são os antidepressivos, relaxantes musculares e os neuromoduladores. A doença não tem cura, então, o diagnóstico e tratamento corretos fazem toda a diferença para quem sofre com fibromialgia.

Estas doenças são muito mais comuns do que se imagina e entender as questões relacionadas a elas é importante para cuidar da sua saúde e ajudar a conscientizar as pessoas que você conhece da importância de se cuidar também e procurar auxílio quando notar que há algo de errado.

A QuantumLife pode te ajudar!

Doenças crônicas são difíceis de tratar e, através da medicina integrativa, podem ter significativa melhora. Por isso, a QuantumLife está cada vez mais preocupada em identificar ativos naturais que trabalhem a favor da saúde e bem-estar. Se você sofre com alguma destas doenças, nós podemos ajudar.

Clique aqui, agende sua consulta inicial gratuita para entender os benefícios da terapia ortomolecular e ozonioterapia e surpreenda-se.

Posts em Destaque