Estética e Bem-Estar

É possível tratar dor sem remédios?

Postado em:
12/4/2019

Saúde integrativa e o tratamento de dores locais ou crônicas

Medicamentos fazem parte de um complexo sistema no tratamento de sintomas e distúrbios da saúde, e seu uso pode ser minimizado à medida que se tem um diagnóstico correto, preciso, e uma abordagem que busca tratar as causas do processo de adoecimento.

No imaginário popular, sentir dor é sinônimo de precisar de remédio. E há vezes em que a solução mais adequada é, sim, o uso de medicamentos alopáticos. Eles estão no mercado para cumprir uma função, mas isso não significa que sejam a única ou a melhor opção para todos os casos. Frequentemente o uso desses remédios é associado a efeitos secundários indesejáveis e que muitas vezes poderiam ser evitados.
Mas como evitar? E como encontrar alívio para dores sem precisar se expor a esses efeitos?

Mesmo processos de dores crônicas ou doenças como a fibromialgia têm indicações de tratamento ortomolecular ou de terapias integrativas que restabelecem o funcionamento harmônico do organismo. Cuidar da saúde a partir da alimentação adequada, da postura e do sono reparador são formas de evitar e até tratar dores no corpo.
Algumas terapias integrativas têm a função de despertar o equilíbrio a partir de recursos orgânicos, sem a interferência de agentes fármacos externos e reequilibrar o bem estar. Massagens, acupuntura, ozonioterapia, ioga são técnicas desenvolvidas para tratamento de dores de forma alternativa à medicação, por exemplo.
Na prática, os tratamentos se aplicam a qualquer pessoa que sinta dores agudas ou crônicas em coluna, ombros, joelhos, ciático, pessoas com lesões em articulações, tendões ou ligamentos.
O primeiro passo para desbloquear energias que possam estar causando uma dor súbita ou um processo que já vem se alongando é marcar uma avaliação inicial com um especialista. Para que um tratamento seja eficaz é necessário ter um diagnóstico correto.

A Quantum Life tem uma linha de tratamento para dores, que compõe um mix abrangente de linhas de tratamento e oferece a melhoria no bem estar a partir do reequilíbrio do corpo.


Embora o uso de medicamentos possa ser indispensável em alguns casos, o trabalho da medicina integrativa é apontar caminhos sustentáveis e mais orgânicos para um restabelecimento mais duradouro das condições de saúde.

Posts em Destaque