Need Help?
Leave us your message
Call: 01-800-123-456

Medicina Integrativa

4 mitos sobre o sono: o que é dormir bem?

Postado em:
9/9/2019

Assim como cada organismo se comporta de maneira diferente em determinadas condições, um sono reparador não pode ser avaliado apenas pelo prisma do tempo de duração. Diversos fatores são necessários para repor as energias, revigorar o corpo, a mente e equilibrar o organismo para uma nova jornada.

Retomar as energias faz parte da lista dos hábitos saudáveis mais importantes. O sono reparador fortalece o sistema imunológico. É nesse período que o corpo libera hormônios e realiza outras funções que só faz quando dormimos.

Temos muitos exemplos de regras que não se aplicam a todos ou mesmo mitos a respeito do sono, como esses:

“No pain, no gain”
Dormir menos de 5 horas por noite é um hábito bastante prejudicial à saúde. Algumas pessoas atribuem o sucesso profissional ao sacrifício do sono, porém os riscos são muitos e muito variáveis de organismo para organismo. As consequências deste hábito podem acontecer no sistema cardiovascular, com a ocorrência de ataques cardíacos e derrames, além de uma menor expectativa de vida.

“Mais uma dose”
Outro hábito falsamente descrito como favorável a um sono reparador é o de beber algum gênero alcoólico antes de deitar. Por mais que a pessoa pegue no sono mais facilmente, o organismo terá condições bastante desfavoráveis para lidar, o que pode reduzir a qualidade do sono naquele período. O motivo é que o uso de álcool antes de dormir prejudica o estado de sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês), que ajuda a revigorar a memória e fixar o aprendizado.

“Tente outra vez”
Ficar na cama tentando dormir por um período muito maior do que 15 minutos pode piorar a relação com o descanso. As recomendações médicas são de que se tente realizar uma atividade que não exige muito raciocínio, em outro ambiente, antes de tentar dormir novamente.

“Só mais 5 minutinhos”
A tentação de ficar mais um pouco na cama pela manhã, depois que o despertador já tocou, é uma armadilha para quem quer transformar o descanso em alimento para o corpo e para a mente. Despertar é tão importante quanto outros hábitos saudáveis como fazer refeições leves à noite e estabelecer uma rotina no dia-a-dia. É mais saudável, portanto vale o esforço, levantar-se da cama mesmo que ainda esteja afetado pelo estado de sonolência. Isso é melhor do que fazer vários períodos curtos de sono logo pela manhã. Quando o corpo não aprofunda no estado de sono, o que leva tempo, de acordo com o ciclo do sono, a pessoa não descansa e pode piorar seu humor.

Agende hoje mesmo sua consulta inicial gratuita e melhore a qualidade do seu sono!

Posts em Destaque